Translate this Page


Total de visitas: 55927
6- Juízo Eterno
6- Juízo Eterno

JUÍZO é o Ato de julgamento solene, que Deus pronunciará no fim do mundo.

- Ao homem está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disto, o juízo.

Hebreus 9:27

E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo.

 

HÁ VÁRIOS TIPOS DE JULGAMENTOS MENCIONADOS NAS ESCRITURAS SAGRADAS:

  • 1 - O julgamento dos pecados: Jesus na cruz assume os pecados do cristão.

 

Isaías 53:4-6, 11,12

Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o considerávamos como aflito, ferido de Deus e oprimido.

Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.

Ele verá o fruto do trabalho de sua alma e ficará satisfeito.

O meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento justificará a muitos, porque as  iniquidades deles levará sobre si.

Por isso, eu lhe darei a sua parte com os grandes, e com os poderosos ele repartirá o despojo, pois derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores.

Contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu.

 

João 3:17-18

Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.  — Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus.

 

Romanos 5:8-9 

Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado. E, agora que fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo na cruz, é mais certo ainda que ficaremos livres, por meio dele, do castigo de Deus.

 

Romanos 8:1-2

Agora já não existe nenhuma condenação para as pessoas que estão unidas com Cristo Jesus.  Pois a lei do Espírito de Deus, que nos trouxe vida por estarmos unidos com Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte.

 

2 Coríntios 5:18-21 

Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele.  A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos. E Deus nos mandou entregar a mensagem que fala da maneira como ele faz com que eles se tornem seus amigos.  Portanto, estamos aqui falando em nome de Cristo, como se o próprio Deus estivesse pedindo por meio de nós. Em nome de Cristo nós pedimos a vocês que deixem que Deus os transforme de inimigos em amigos dele.  Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus.

 

  • 2 - O autojulgamento do cristão evita o castigo. Se for negligenciado, o Senhor julga e o resultado é o castigo, mas nunca a condenação:

 

1 Coríntios 11:31-32 

Se examinássemos primeiro a nossa consciência, nós não seríamos julgados pelo Senhor.  Mas somos julgados e castigados pelo Senhor, para não sermos condenados junto com o mundo.

 

Hebreus 12:4-7

Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o sangue. E vocês se esqueceram da exortação que lhes é dirigida, como a filhos:

 “Filho meu, não despreze a correção que vem do Senhor, nem desanime quando você é repreendido por ele;  porque o Senhor corrige a quem ama e castiga todo filho a quem aceita.”

É para disciplina que vocês perseveram. Deus os trata como filhos. E qual é o filho a quem o pai não corrige? 

 

 1 João 2:1-2

Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai. É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro.

 

  • 3 - O julgamento das obras dos cristãos.

O julgamento é das obras e não dos pecados do cristão, pois, os seus pecados foram expiados e nunca mais serão lembrados, contudo, cada obra do cristão deve ser julgada:

 

Romanos 14:10-12

Você, porém, por que julga o seu irmão? E você, por que despreza o seu irmão? Pois todos temos de comparecer diante do tribunal de Deus. Como está escrito:  “Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus.”  Assim, pois, cada um de nós prestará contas de si mesmo diante de Deus.

 

2 Coríntios 5:10

Porque todos nós temos de nos apresentar diante de Cristo para sermos julgados por ele. E cada um vai receber o que merece, de acordo com o que fez de bom ou de mau na sua vida aqui na terra.

 

Gálatas 6:7-10 

Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.  Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna.  Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita.  Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé.

 

Este julgamento vai acontecer na volta de Cristo para a sua Igreja.

 

1 Coríntios 4:5

Portanto, não julguem ninguém antes da hora; esperem o julgamento final, quando o Senhor vier. Ele trará para a luz os segredos escondidos no escuro e mostrará as intenções que estão no coração das pessoas. Então cada um receberá de Deus os elogios que merece.

 

2 Timóteo 4:8

E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda.

 

Apocalipse 22:8-12 

Eu, João, ouvi e vi todas essas coisas. E, quando acabei de ouvir e ver, caí de joelhos aos pés do anjo que me mostrou essas coisas e ia adorá-lo. Mas ele me disse:

— Não faça isso! Pois eu sou servo de Deus, assim como são você e os seus irmãos, os profetas, e todas as pessoas que obedecem às palavras deste livro. Adore a Deus!

E o anjo continuou:  Não faça segredo das palavras proféticas deste livro, pois o tempo de acontecerem essas coisas está perto.  Quem é mau, que continue a fazer o mal, e quem é imundo, que continue a ser imundo. Quem é bom, que continue a fazer o bem, e quem é dedicado a Deus, que continue a ser dedicado a Deus.

— Escutem! — diz Jesus. — Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito.

 

  • 4 - O julgamento dos gentios na volta de Cristo a terra, depois da grande tribulação.

 

Mateus 25:31-34 – O grande julgamento.

Jesus terminou, dizendo:  Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real. Todos os povos da terra se reunirão diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras. Ele porá os bons à sua direita e os outros, à esquerda.  Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo.

 

 

  • 5 - O julgamento de Israel na volta de Cristo a Terra:

 

Salmos 50:3-7 

O nosso Deus está chegando, porém não chega em silêncio. Um fogo destruidor vem na sua frente, e em volta dele há uma violenta tempestade.

Ele chama o céu e a terra como testemunhas para assistirem ao julgamento do seu povo.

Ele diz: “Reúnam aqueles que são fiéis a mim, aqueles que fizeram uma aliança comigo, e, como sinal, ofereceram um sacrifício.”

Os céus anunciam que Deus é justo e que ele mesmo é quem vai julgar.

Deus diz: “Escute, meu povo, que eu vou falar; vou ser testemunha contra você, povo de Israel. Eu sou Deus, o seu Deus.

 

Ezequiel 20:33-37

 “Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, hei de reinar sobre vocês com mão poderosa, com braço estendido e derramado furor.  Vou tirá-los do meio dos povos e congregá-los das terras por onde vocês foram espalhados, com mão forte, com braço estendido e derramado furor.  Vou levá-los ao deserto dos povos e ali entrarei em juízo com vocês, face a face.  Como entrei em juízo com os pais de vocês no deserto da terra do Egito, assim entrarei em juízo com vocês, diz o SENHOR Deus.  Eu os farei passar debaixo do meu cajado e os farei entrar no vínculo da aliança.

 

Romanos 11:25-27

Meus irmãos, quero que vocês conheçam uma verdade secreta para que não pensem que são muito sábios. A verdade é esta: a teimosia do povo de Israel não durará para sempre, mas somente até que o número completo de não judeus venha para Deus.  É assim que todo o povo de Israel será salvo. Como dizem as Escrituras Sagradas:  

“O Redentor virá de Sião e tirará toda a maldade dos descendentes de Jacó.  Eu, o Senhor, farei esta aliança com eles, quando tirar os seus pecados.”

 

 

  • 6 - O julgamento dos anjos caídos, depois do milênio:

 

Apocalipse 20:7-10

Depois que os mil anos terminarem, Satanás será solto da sua prisão  e sairá para enganar os povos de todas as nações do mundo, isto é, Gogue e Magogue. Satanás os juntará para a batalha, e eles serão tantos como os grãos de areia da praia do mar.

Eles se espalharam pelo mundo e cercaram o acampamento do povo de Deus e a cidade que ele ama, mas um fogo desceu do céu e os destruiu.  Aí o Diabo, que os havia enganado, foi jogado no lago de fogo e enxofre, onde o monstro e o falso profeta já haviam sido lançados. E lá eles serão atormentados para todo o sempre, de dia e de noite.

 

 

  • 7 - O julgamento dos ímpios mortos com o término da história desta terra.

 

Salmos 96:11-13  

Alegre-se a terra, e fique contente o céu. Ruja o mar e todas as criaturas que nele vivem.  Alegrem-se os campos e tudo o que há neles. Então as árvores dos bosques gritarão de alegria diante de Deus, o SENHOR,  pois ele vem governar a terra. Com justiça e sem parcialidade, ele governará os povos do mundo.

 

Eclesiastes 3:17

Então pensei assim: “Deus julgará tanto os bons como os maus porque tudo o que se passa neste mundo, tudo o que a gente faz, acontece na hora que tem de acontecer.” 

 

Judas 14,15

Foi a respeito deles que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: “Eis que o Senhor vem com milhares de seus santos,  para exercer juízo contra todos e para convencer todos os ímpios a respeito de todas as obras ímpias que praticaram e a respeito de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele.”    

 

Apocalipse 20:11-15

Vi um grande trono branco e aquele que está sentado nele. A terra e o céu fugiram da presença dele, e não se achou lugar para eles.  Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, que estavam em pé diante do trono. Então foram abertos livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que estava escrito nos livros.  O mar entregou os mortos que nele estavam. A morte e o inferno entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.  Então a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.  E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado no lago de fogo.

 

PLANO DE SALVAÇÃO

PLANO DE SALVAÇÃO

 

 

PEDIDO DE ORAÇÃO

 

Vídeos Inspiradores