Translate this Page


Total de visitas: 55933
5 - Ressurreição dos Mortos
5 - Ressurreição dos Mortos

No princípio Deus criou tanto o espírito como o corpo, e quando o espírito e o corpo se uniram como unidade vivente, o homem tornou-se uma alma vivente

 

Gênesis 2:7

Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.

O homem foi criado imortal no sentido que não precisava morrer, mas mortal se viesse a desobedecer a Deus

 

Gênesis 2:15-17

O SENHOR Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.  

E o SENHOR Deus ordenou ao homem: — De toda árvore do jardim você pode comer livremente,  mas da árvore do conhecimento do bem e do mal você não deve comer; porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá.

 

O homem pecou, perdeu o direito a arvore da vida e em resultado disto morreu espiritualmente, e começou a morrer fisicamente

Gênesis 3:22-23

Então o SENHOR Deus disse o seguinte:  — Agora o homem se tornou como um de nós, pois conhece o bem e o mal. Ele não deve comer a fruta da árvore da vida e viver para sempre.

Por isso o SENHOR Deus expulsou o homem do jardim do Éden e fez com que ele cultivasse a terra da qual havia sido formado. 

 

 

A morte não é um fim de uma existência, antes consiste basicamente em uma separação:

1- A morte física é uma separação do espírito e do corpo, é a expressão externa da morte espiritual.

2- A morte espiritual é uma separação do homem de Deus

Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

 

 

DOIS TIPOS DE RESSURREIÇÃO:

  1. ressurreição do corpo físico, é a reunificação do espírito e o corpo físico, tipificando a ressurreição espiritual.
  2. ressurreição espiritual é a reunificação do homem com Deus, sendo esta a missão principal de Jesus aqui na terra. Isto se torna possível para o homem através do Novo Nascimento.

O homem é trino, ele é um espírito, possui uma alma e habita num corpo. A Redenção é a vivificação das três partes:

1ª) Um novo espírito

Ezequiel 36:24-27

Eu os tirarei de todas as nações e países e os trarei de volta para a sua própria terra.  Borrifarei água limpa sobre vocês e os purificarei de todos os seus ídolos e de todas as coisas nojentas que vocês têm feito. Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente.  Porei o meu Espírito dentro de vocês e farei com que obedeçam às minhas leis e cumpram todos os mandamentos que lhes dei.

 

2ª) Restauração da alma

Salmos 19:7   -  A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma;

Romanos 12:2  -  Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.

 

3ª) Ressurreição do corpo

João 6:40  -  Pois a vontade do meu Pai é que todos os que veem o Filho e creem nele tenham a vida eterna; e no último dia eu os ressuscitarei.

 

Filipenses 3:20-21  -  Mas nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá.  Ele transformará o nosso corpo fraco e mortal e fará com que fique igual ao seu próprio corpo glorioso, usando para isso o mesmo poder que ele tem para dominar todas as coisas.

 

A vivificação é feita pelo Espírito Santo e a Palavra de Deus.

Embora o homem se torne justo perante Deus e vivo espiritualmente, seu corpo morrerá como resultado da sua herança genética originária de Adão.

O justo ressuscitará por ocasião da volta de Jesus, enquanto que o ímpio ressuscitará por ocasião do julgamento final.

 

João 5:24-29

Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida.  Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vem a hora, e ela já chegou, em que os mortos vão ouvir a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.  Assim como o Pai é a fonte da vida, assim também fez o Filho ser a fonte da vida. E ele deu ao Filho autoridade para julgar, pois ele é o Filho do Homem.

 — Não fiquem admirados por causa disso, pois está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a voz do Filho do Homem e sairão das suas sepulturas. Aqueles que fizeram o bem vão ressuscitar e viver, e aqueles que fizeram o mal vão ressuscitar e ser condenados.

 

1 Coríntios 15:50-54

Meus irmãos, o que eu quero dizer é isto: o que é feito de carne e de sangue não pode ter parte no Reino de Deus, e o que é mortal não pode ter a imortalidade.

Escutem bem este segredo: nem todos vamos morrer, mas todos nós vamos ser transformados, num instante,  num abrir e fechar de olhos, quando tocar a última trombeta. Ela tocará, os mortos serão ressuscitados como seres imortais, e todos nós seremos transformados.  Pois este corpo mortal precisa se vestir com o que é imortal; este corpo que vai morrer precisa se vestir com o que não pode morrer.  Assim, quando este corpo mortal se vestir com o que é imortal, quando este corpo que morre se vestir com o que não pode morrer, então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem:

 “A morte está destruída! A vitória é completa!”

 

1Tessalonicense 4:13-17

Irmãos, queremos que vocês saibam a verdade a respeito dos que já morreram, para que não fiquem tristes como ficam aqueles que não têm esperança. Nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou; e assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e, junto com ele, levará os que morreram crendo nele.

De acordo com o ensinamento do Senhor, afirmamos a vocês o seguinte: nós, os que estivermos vivos no dia da vinda do Senhor, não iremos antes daqueles que já morreram. Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro.  Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor. 

 

PLANO DE SALVAÇÃO

PLANO DE SALVAÇÃO

 

 

PEDIDO DE ORAÇÃO

 

Vídeos Inspiradores