Translate this Page


Total de visitas: 55931
4- Imposição de Mãos
4- Imposição de Mãos

A Imposição de Mãos é um dos princípios básicos da Doutrina de Cristo.

 

Hebreus 6.1-2

Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, o ensino de batismos e da IMPOSIÇÃO DE MÃOS, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.

- Para gozarmos do fruto da imposição de mãos, precisamos crer. Sem fé será apenas um ritual, nada acontece, nada opera.

- A Bíblia nos mostra várias formas de se usar este princípio  da imposição de mãos, Tanto no Velho  Testamento como no Novo Testamento.

  

VELHO TESTAMENTO

 

  • Para abençoar

Gênesis 48:8-16 - Jacó abençoa os filhos de José

Quando Jacó viu os filhos de José, perguntou:  E esses, quem são?

— São os filhos que Deus me deu aqui no Egito — respondeu José.

Jacó disse: Ponha-os perto de mim para que eu lhes dê a minha bênção.

Por causa da velhice a vista de Jacó estava fraca, e ele não podia ver bem. José levou os rapazes para perto dele, e ele os abraçou e beijou. Jacó disse a José: Eu pensei que nunca mais ia ver você, e agora Deus me deixou ver até os seus filhos.

Então José tirou os dois do colo do seu pai, ajoelhou-se e encostou o rosto no chão. Em seguida pegou Efraim com a mão direita e Manassés com a mão esquerda e fez com que ficassem perto de Jacó. Dessa maneira Efraim ficou do lado esquerdo de Jacó, e Manassés, do seu lado direito. Jacó estendeu os braços e cruzou-os, pondo a mão direita sobre a cabeça de Efraim, embora fosse o mais moço, e a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés, que era o mais velho.

Em seguida deu a sua bênção a José, dizendo assim: Ó Deus, a quem os meus pais Abraão e Isaque serviram, abençoa estes rapazes. Abençoa-os, ó Deus, tu que me tens guiado como um pastor durante toda a minha vida até hoje.

Que os abençoe o Anjo que me tem livrado de todo mal! Que o meu nome seja lembrado por meio deles e também o nome dos meus pais Abraão e Isaque! Que eles tenham muitos filhos e muitos descendentes neste mundo!”

 

  • Na consagração de Ofertas

Levítico 3.1-2

Quando um homem apresentar a Deus, o SENHOR, uma oferta de paz, se o animal for tirado do gado, poderá ser um touro ou uma vaca, mas precisará ser sem defeito.  Em frente da Tenda Sagrada o homem porá a mão na cabeça do animal e o matará. Os sacerdotes, que são descendentes de Arão, borrifarão os quatro lados do altar com o sangue.

 

  • Transmissão de Dons

Números 27.18-23 - Moisés impõe as mãos sobre Josué.

O SENHOR disse a Moisés:  Chame Josué, filho de Num, que é um homem competente, e ponha as mãos sobre ele;  assim, você estará dando a ele uma parte da sua autoridade, para que todo o povo de Israel obedeça a ele. Faça com que ele fique diante do sacerdote Eleazar e diante de todo o povo e ali você o apresentará como aquele que vai ficar no seu lugar.  Ele dependerá do sacerdote Eleazar, que lhe ensinará a minha vontade por meio do Urim e do Tumim. Deste modo Eleazar guiará Josué e todo o povo de Israel em tudo o que tiverem de fazer.

Moisés obedeceu à ordem de Deus, o SENHOR. Ele fez com que Josué ficasse em frente do sacerdote Eleazar e diante de todo o povo.  Como o SENHOR havia ordenado, Moisés pôs as mãos sobre a cabeça de Josué e o tornou o seu sucessor.

 

Deuteronômio 34:9

Moisés havia escolhido Josué, filho de Num, para ficar no seu lugar. Ele pôs as mãos sobre a cabeça de Josué, que assim ficou cheio de sabedoria. Os israelitas obedeceram a Josué e cumpriram todas as leis que o SENHOR Deus lhes tinha dado por meio de Moisés.

 

 

NOVO TESTAMENTO

  • Para abençoar

Marcos 10:13-16 - Jesus abençoa as crianças pela imposição de mãos

Então trouxeram algumas crianças a Jesus para que as abençoasse, mas os discípulos os repreendiam.  Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes:— Deixem que os pequeninos venham a mim; não os impeçam, porque dos tais é o Reino de Deus. Em verdade lhes digo: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.

Então, tomando as crianças nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava. 

 

  • Na cura de enfermos: Jesus curava impondo as mãos

Marcos 6:5

 Jesus disse: — Um profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra, entre os seus parentes e na sua própria casa.

Ele não pôde fazer milagres em Nazaré, a não ser curar alguns doentes, pondo as mãos sobre eles.

 

Marcos 7:32

Então lhe trouxeram um surdo e gago e lhe suplicaram que impusesse as mãos sobre ele.

 

Marcos 8:22-25

Então chegaram a Betsaida. E lhe trouxeram um cego e pediram a Jesus que tocasse nele.  Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia. Então cuspiu nos olhos do homem e, impondo-lhe as mãos, perguntou: — Você vê alguma coisa?

O homem, recuperando a visão, respondeu: — Vejo pessoas, mas elas parecem árvores que andam.

Então Jesus novamente pôs as mãos sobre os olhos dele. E o homem, passando a ver claramente, ficou restabelecido; e distinguia tudo de modo perfeito.

 

Marcos 5.22-24 ; 35-42- Ressurreição da filha de Jairo

Um homem chamado Jairo, chefe da sinagoga, foi e se jogou aos pés de Jesus,  pedindo com muita insistência: — A minha filha está morrendo! Venha comigo e ponha as mãos sobre ela para que sare e viva!

E Jesus foi com ele. Uma grande multidão foi junto e o apertava de todos os lados.

Jesus ainda estava falando, quando chegaram alguns empregados da casa de Jairo e disseram:  — Seu Jairo, a menina já morreu. Não aborreça mais o Mestre.

Mas Jesus não se importou com a notícia e disse a Jairo: — Não tenha medo; tenha fé!

Jesus deixou que fossem com ele Pedro e os irmãos Tiago e João, e ninguém mais.  

Quando entraram na casa de Jairo, Jesus encontrou ali uma confusão geral, com todos chorando alto e gritando.  Então ele disse: — Por que tanto choro e tanta confusão? A menina não morreu; ela está dormindo.

Então eles começaram a caçoar dele. Mas Jesus mandou que todos saíssem e, junto com os três discípulos e os pais da menina, entrou no quarto onde ela estava.  Pegou-a pela mão e disse:  — “Talitá cumi!” (Isto quer dizer: “Menina, eu digo a você: Levante-se!”)

No mesmo instante, a menina, que tinha doze anos, levantou-se e começou a andar. E todos ficaram muito admirados. 

 

  • Para separação do Ministério e para o serviço do Senhor:

Atos 6:1-6     A Instiuição dos Diáconos

Algum tempo depois, o número de judeus que se tornaram seguidores de Jesus aumentou muito, e os que tinham sido criados fora da terra de Israel começaram a se queixar dos que tinham sido criados em Israel. A queixa deles era que as viúvas do seu grupo estavam sendo esquecidas na distribuição diária de dinheiro.  Então os doze apóstolos reuniram todo o grupo de seguidores e disseram: — Não está certo nós deixarmos de anunciar a palavra de Deus para tratarmos de dinheiro.  Por isso, irmãos, escolham entre vocês sete homens de confiança, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, e nós entregaremos esse serviço a eles.  Assim nós poderemos continuar usando todo o nosso tempo na oração e no trabalho de anunciar a palavra de Deus.

Todos concordaram com a proposta dos apóstolos. Então escolheram Estêvão, um homem cheio de fé e do Espírito Santo, e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um não judeu que antes tinha se convertido ao Judaísmo.  Esses homens foram levados aos apóstolos, que oraram e puseram as mãos sobre a cabeça deles.

 

Os apóstolos do Senhor creram na doutrina de Cristo em sua totalidade incluindo a imposição de mãos.

Atos 13:1-3     Separação Barnabé e Saulo para o ministério

Na igreja de Antioquia havia os seguintes profetas e mestres: Barnabé; Simeão, chamado “o Negro”; Lúcio, de Cirene; Manaém, que havia sido criado junto com o governador Herodes; e Saulo.  Certa vez, quando eles estavam adorando o Senhor e jejuando, o Espírito Santo disse:  — Separem para mim Barnabé e Saulo a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os tenho chamado.

Então eles jejuaram, e oraram, e puseram as mãos sobre Barnabé e Saulo. E os enviaram na sua missão.

 

  • Para transmissão de Dons

Atos 8:14-17  - Pedro e João por imposição de mãos transmitem o Batismo no Espírito Santo aos novos convertidos de Samaria

Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, ficaram sabendo que o povo de Samaria também havia recebido a palavra de Deus e por isso mandaram Pedro e João para lá.  Quando os dois chegaram, oraram para que a gente de Samaria recebesse o Espírito Santo,  pois o Espírito ainda não tinha descido sobre nenhum deles. Eles apenas haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus.  Aí Pedro e João puseram as mãos sobre eles, e assim eles receberam o Espírito Santo.

 

Paulo por imposição de mãos transmite o Batismo no Espírito Santo aos discípulos de Éfeso

Atos 19:1-6  Enquanto Apolo estava na cidade de Corinto, Paulo viajou pelo interior da província da Ásia e chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns cristãos  e perguntou: — Quando vocês creram, vocês receberam o Espírito Santo?

Eles responderam: — Nós nem mesmo sabíamos que existe o Espírito Santo.

 — Então que tipo de batismo vocês receberam? — perguntou Paulo.

— O batismo de João Batista! — responderam.

Então Paulo disse:  — João batizava aqueles que se arrependiam dos seus pecados. E também dizia ao povo de Israel que eles deviam crer naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus.  Depois de ouvirem isso, aqueles homens foram batizados em nome do Senhor Jesus.  Aí Paulo pôs as mãos sobre eles, e o Espírito Santo veio sobre eles. Então começaram a falar em línguas estranhas e a anunciar também a mensagem de Deus. 

 

  • Para transmissão de Dons Ministeriais:

1Timóteo 4:14

 Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de presbíteros pôs as mãos sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.

 

2Timóteo 1:1-7

Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, que fui mandado para anunciar a promessa da vida que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus,  escrevo a você, Timóteo, meu querido filho na fé.

Que a graça, a misericórdia e a paz de Deus, o Pai, e de Cristo Jesus, o nosso Senhor, estejam com você!

Todas as vezes que lembro de você nas minhas orações, de dia e de noite, eu agradeço a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como também os meus antepassados serviram.  Lembro das suas lágrimas e quero muito ver você outra vez para que eu possa ficar cheio de alegria.  Lembro da sua fé sincera, a mesma fé que a sua avó Loide e Eunice, a sua mãe, tinham. E tenho a certeza de que é a mesma fé que você tem.  Por isso quero que você lembre de conservar vivo o dom de Deus que você recebeu quando coloquei as mãos sobre você Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes. 

 

  • Sinais e prodígios eram feitos entre o povo pela mão dos apóstolos

Atos 5:12 - Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. 

Atos 19:11 - Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários.

 

ESTA ORDEM DE JESUS É PARA HOJE, É PARA OS QUE CRÊEM

 

Marcos 16:17-18

E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu Nome expulsarão demônios; em línguas novas falarão. Pegarão serpentes; e se algo mortífero beberem, de modo nenhum lhes fará mal, sobre os enfermos imporão aos mãos e eles serão curados.

 

OS SINAIS ACOMPANHARÃO AOS QUE CREREM, NÃO APENAS AOS MINISTROS

Atos 9:10-20 – Ananias era apenas um discípulo

Em Damasco morava um seguidor de Jesus chamado Ananias. Ele teve uma visão, e nela apareceu o Senhor, chamando: — Ananias!

Ele respondeu:— Aqui estou, Senhor!

E o Senhor lhe disse: — Apronte-se, e vá até a casa de Judas, na rua Direita, e procure um homem chamado Saulo, da cidade de Tarso. Ele está orando e teve uma visão. Nela apareceu um homem chamado Ananias, que entrou e pôs as mãos sobre ele a fim de que ele pudesse ver de novo.

Ananias respondeu:  — Senhor, muita gente tem me falado a respeito desse homem e de todas as maldades que ele fez em Jerusalém com os que creem no Senhor.  E agora ele veio aqui a Damasco com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que te adoram.

Mas o Senhor disse a Ananias: — Vá, pois eu escolhi esse homem para trabalhar para mim, a fim de que ele anuncie o meu nome aos não judeus, aos reis e ao povo de Israel. Eu mesmo vou mostrar a Saulo tudo o que ele terá de sofrer por minha causa.

Então Ananias foi, entrou na casa de Judas, pôs as mãos sobre Saulo e disse: — Saulo, meu irmão, o Senhor que me mandou aqui é o mesmo Jesus que você viu na estrada de Damasco. Ele me mandou para que você veja de novo e fique cheio do Espírito Santo.

 No mesmo instante umas coisas parecidas com escamas caíram dos olhos de Saulo, e ele pôde ver de novo. Ele se levantou e foi batizado; depois ele comeu alguma coisa e ficou forte como antes.

Saulo ficou alguns dias com os seguidores de Jesus em Damasco.  E começou imediatamente a anunciar Jesus nas sinagogas, dizendo: — Jesus é o Filho de Deus.

 

PLANO DE SALVAÇÃO

PLANO DE SALVAÇÃO

 

 

PEDIDO DE ORAÇÃO

 

Vídeos Inspiradores