Translate this Page


Total de visitas: 190023
3 - Dons e Frutos
3 - Dons e Frutos

DIFERENÇA ENTRE DONS E FRUTO DO ESPÍRITO

Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá. (I Corintios 12.2)

 

Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. (Gálatas 5.22-23)

Para D.L.Moody -  O AMOR é a fonte das outras  oito características deste fruto.

"A alegria é o amor exultando
paz é o amor em repouso
longanimidade é o amor que não se cansa
benignidade é o amor que suporta
bondade é o amor em ação
 é o amor no campo de batalha
mansidão é o amor sob disciplina
domínio próprio é o amor sendo treinado."
Amor - "Mas o fruto do Espírito é o amor..." Gálatas 5:22

Principal característica do cristão (I João 4:7,8). O amor é a evidência de que a pessoa é de Deus. Interiormente e externamente. Este amor não pode ser produzido por esforço humano. Um amor assim é produto do amor de Deus derramado pelo Espírito Santo. Estar cheio do Espírito é estar cheio de amor.

alegria é a reação do amor às misericórdias, bênçãos e benefícios de Deus. Não depende das circunstâncias, confia em Deus mesmo nas circunstâncias mais penosas. Quando o Espírito nos enche, a alegria do Senhor transborda em nós, pois "na tua presença há plenitude de alegria".
Paz é mais profunda e constante que a alegria. Jesus disse: (João 14:27). O fruto do Espírito, a paz, é uma característica interior que se manifesta em relação pacífica com os outros. Significa libertar-se de um espírito agressivo, contencioso ou partidário. Ela busca viver em harmonia para com todos.
Longanimidade – é paciência. Não é uma característica predominante do espírito humano. A maioria de nós carece desta graciosa virtude. Ela é, porém, um traço muito especial do caráter de nosso amoroso Senhor, e precisamos nos aproximar cada vez mais dEle, para que esta graça esteja em nós. Como o cristão precisa da ajuda do Espírito Santo nesta área de semelhança com Cristo! O Senhor é paciente conosco para que sejamos pacientes com os outros.
Benignidade - delicadeza. É quando somos amáveis com os outros, tratando com delicadeza. Por mais firme que alguém deva tornar-se na reprovação, jamais terá de tornar-se maldoso.
Bondade - bondade mostrada a outros. "Bondade é o amor em ação". É amor beneficiando a outros. Quando o Espírito Santo invade o ser, existe um fluxo de bondade em direção a todos os homens.
Fé - Fidelidade de caráter e conduta produzida pela fé. Fé nas pessoas, quando não somos desconfiados e nem infiéis.
Mansidão - Mansidão é lentidão em irar-se e ficar ofendido. Os mansos não são violentos, ruidosos ou agressivos. Eles não brigam, não discutem, nem contendem.
Domínio Próprio - autocontrole. É o verdadeiro amor a si mesmo. Significa autocontrole completo, sobre a ira, paixão carnal, apetite, desejo de prazeres mundanos e egoísmo.

Fruto do Espírito são  características que o cristão desenvolve na sua caminhada com  Cristo estudando a bíblia  e colocando em prática.

Os dons do Espírito se recebe quando recebe o batismo com o Espírito Santo; há nove tipos de dons e são habilidades para realizar um trabalho para o SENHOR.

 

PLANO DE SALVAÇÃO

PLANO DE SALVAÇÃO

 

PEDIDO DE ORAÇÃO

 

 

 Livro ou Ebook