Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá. (I Corintios 12.2)
Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. (Gálatas 5.22-23)
Para D.L.Moody – O AMOR é a fonte das outras oito características deste fruto.
“A alegria é o amor exultando A paz é o amor em repouso A longanimidade é o amor que não se cansa A benignidade é o amor que suporta A bondade é o amor em ação A fé é o amor no campo de batalha A mansidão é o amor sob disciplina O domínio próprio é o amor sendo treinado.” Amor – “Mas o fruto do Espírito é o amor…” Gálatas 5:22
Principal característica do cristão (I João 4:7,8). O amor é a evidência de que a pessoa é de Deus. Interiormente e externamente. Este amor não pode ser produzido por esforço humano. Um amor assim é produto do amor de Deus derramado pelo Espírito Santo. Estar cheio do Espírito é estar cheio de amor.
A alegria é a reação do amor às misericórdias, bênçãos e benefícios de Deus. Não depende das circunstâncias, confia em Deus mesmo nas circunstâncias mais penosas. Quando o Espírito nos enche, a alegria do Senhor transborda em nós, pois “na tua presença há plenitude de alegria”.
Paz é mais profunda e constante que a alegria. Jesus disse: (João 14:27). O fruto do Espírito, a paz, é uma característica interior que se manifesta em relação pacífica com os outros. Significa libertar-se de um espírito agressivo, contencioso ou partidário. Ela busca viver em harmonia para com todos.
Longanimidade – é paciência. Não é uma característica predominante do espírito humano. A maioria de nós carece desta graciosa virtude. Ela é, porém, um traço muito especial do caráter de nosso amoroso Senhor, e precisamos nos aproximar cada vez mais dEle, para que esta graça esteja em nós. Como o cristão precisa da ajuda do Espírito Santo nesta área de semelhança com Cristo! O Senhor é paciente conosco para que sejamos pacientes com os outros.
Benignidade – delicadeza. É quando somos amáveis com os outros, tratando com delicadeza. Por mais firme que alguém deva tornar-se na reprovação, jamais terá de tornar-se maldoso.
Bondade – bondade mostrada a outros. “Bondade é o amor em ação”. É amor beneficiando a outros. Quando o Espírito Santo invade o ser, existe um fluxo de bondade em direção a todos os homens.
Fé – Fidelidade de caráter e conduta produzida pela fé. Fé nas pessoas, quando não somos desconfiados e nem infiéis.
Mansidão – Mansidão é lentidão em irar-se e ficar ofendido. Os mansos não são violentos, ruidosos ou agressivos. Eles não brigam, não discutem, nem contendem.
Domínio Próprio – autocontrole. É o verdadeiro amor a si mesmo. Significa autocontrole completo, sobre a ira, paixão carnal, apetite, desejo de prazeres mundanos e egoísmo.
Fruto do Espírito são características que o cristão desenvolve na sua caminhada com Cristo estudando a bíblia e colocando em prática.
Os dons do Espírito se recebe quando recebe o batismo com o Espírito Santo; há nove tipos de dons e são habilidades para realizar um trabalho para o SENHOR.
elidio alberto
27 de abril de 2014 às 10:29
quero ser crente de verdade…..!
Valdenisio
27 de novembro de 2016 às 1:20
Precisamos buscar o amor como quem busca um tesouro, e quando o encontrarmos, dividirmos com os outros.
Maria Lopes
8 de janeiro de 2017 às 8:39
grande verdade Valdenisil
Renovo mateus teixeira
21 de julho de 2015 às 3:52
O amor é o fruto de todos os frutos do espirito.sem o amor não há vida nem viver a vida neste mundo.
paulo rocha
25 de julho de 2015 às 22:22
DEUS abensoe a todos que trabalharao neste estudo. e os que vao ler e com partilhar,tambem.
Camilo de Lelis
4 de novembro de 2015 às 18:32
Maravilha, muito simples e muito claro
anderson carvalho de oliveira
15 de novembro de 2015 às 17:17
Uma grande benção para mim esse ensinamento!!!
Jorge Lopes de Castro filho
21 de fevereiro de 2017 às 11:18
Uma excelente aula !
Aurimar Alvrs
27 de setembro de 2017 às 11:08
Que maravilha de comentário, quanto benefícios nos traz, tenho sido muito ajudado.
O Senhor te abençoe.
Adelice
12 de abril de 2018 às 5:07
Otimo ensinamento! Que o Senhor Jesus seja louvado